Após dois anos em formato remoto devido à pandemia de Covid-19, a 31ª edição da Uerj Sem Muros ocorreu presencialmente entre os dias 07 e 11 de novembro. O evento acontece anualmente na instituição e tem o objetivo de divulgar para os públicos interno e externo as produções científicas, culturais e tecnológicas elaboradas na universidade.
A semana acadêmica contou com apresentações de diversos projetos, como o intitulado “Educação Permanente na Área de Enfermagem Obstétrica para o SUS”, da professora Marcele Zveiter, da Faculdade de Enfermagem da Uerj. A pesquisadora destacou a importância de disseminar informações qualificadas para profissionais do segmento, estudantes e, sobretudo, pessoas gestantes.

“O nosso trabalho é divulgar informações com boa qualidade né, penso que através da informação e do engajamento das mulheres em busca dos seus direitos e na defesa dos seus direitos, a gente pode ter melhores resultados”, explica a professora. Já Suzanne Miranda, bolsista do programa, reforça o papel primordial do SUS dentro dessa perspectiva humanizada. “Cada vez mais a gente pode entender que o SUS é a solução para que elas tenham um parto respeitoso”, completa a bolsista.

Outro projeto interessante é o de Luciana Maldonado, membro do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar da Uerj, que fala sobre a relevância da Feira Agroecológica. “Nosso principal objetivo aqui é valorizar a agricultura urbana, a agroecologia e a segurança alimentar e nutricional. A feira é uma possibilidade de trazer o circuito curto que a gente chama, que é aproximar quem produz de quem compra e essa é uma proposta de um sistema alimentar que é mais benéfico para a sociedade como um todo. Mas a gente, além disso, tem uma série de outras ações de apoio a esses agricultores. Principalmente, nos alimentos processados, né. Além de ações educativas, então a gente ta aqui com essa barraca discutindo a questão das pancs (as plantas alimentícias não convencionais), se as pessoas conhecem ou se já consumiram. E a gente faz sempre essa atividade que a gente chama de “Tenda do Saber” que é uma oportunidade de conversar também né, de aumentar a informação das pessoas sobre isso”, esclarece Maldonado.

Ana Beatriz Peixoto, bolsista do projeto “Sangue: Vencendo o Medo e Garantindo a Vida”, explica que a iniciativa quebra os tabus da doação de sangue e enfatiza que a ação é vital para auxiliar nas cirurgias do Hospital Universitário Pedro Ernesto. “O objetivo do projeto Sangue é desmistificar a cultura da doação cativando mais doadores para o Banco de Sangue Herbert Souza do lado do Pedro Ernesto. Além disso, a gente consegue manter as cirurgias eletivas do Hospital Universitário Pedro Ernesto. E a gente consegue fazer isso através de atividades nas escolas, nos ambulatórios, no próprio Pedro Ernesto, nos laboratórios de cirurgia e em todo ambiente ao redor da Uerj também. Nós temos um índice muito baixo de doação. Muitas pessoas têm medo, acreditam nos mitos que são falados e isso dificulta muito porque com uma doação a gente pode salvar até quatro vidas e muitas pessoas não sabem disso, deixam se levar pelo medo e acabam não doando. Isso dificulta a gente a salvar uma vida, dificulta numa cirurgia, dificulta quando acontece um acidente. Então é muito importante que a gente incentivar desde nova as pessoas a entenderem a importância da doação de sangue”, reforça Ana Beatriz Peixoto.

Com o tema “Vida e Preservação da Amazônia”, a edição de 2022 da Uerj Sem Muros reforçou o compromisso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com a produção acadêmica e, principalmente, com seu impacto na sociedade. Além disso, levou a ciência ao público de maneira criativa e reflexiva.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lorenna Rocha.