>, Notícias Rádio UERJ>Álcool 70% e lavagem com água e sabão: Quando e como usar?

Álcool 70% e lavagem com água e sabão: Quando e como usar?

Por |2020-05-11T13:15:42+00:0013 de maio de 2020|

Olá, ouvintes! Hoje, vamos falar sobre a importância da limpeza das mãos e objetos e também porque esse hábito sempre foi considerado essencial para evitar doenças. 

Nesse momento onde já acontece flexibilização do distanciamento social, onde parte da população estão saindo às ruas, lavar as mãos e manter o ambiente limpo são formas fáceis de combater o novo Coronavírus. Mas é preciso fazer essa limpeza da forma correta e com os produtos certos. 

Antes de iniciarmos, vale relembrar que o vírus é um microrganismo que consegue sobreviver por um bom tempo nas superfícies (como partes do corpo, roupas e maçanetas) e não podemos enxergá-lo. É feito de uma capa de gordura e, por isso, produtos de limpeza que removem gordura são bons para a limpeza. 

Portanto, sabão, sabonete líquido e produtos de limpeza conseguem se ligar à capa do vírus feita de gordura. Ao enxaguar com água, os vírus, então, são removidos. É o mesmo que acontece quando lavamos uma panela suja de gordura; 

O álcool 70% age de forma diferente. Ele mata o vírus, impedindo que seja capaz de infectar alguém. Importante ressaltar que somente o álcool com concentração 70% (seja ele líquido ou em gel) consegue destruir o vírus. Além disso, demora para evaporar e fica mais tempo em contato com o local. Por isso, não use outro tipo de álcool. Você poderá ter a falsa ideia de que está protegido! O álcool caseiro feito de gel de cabelo não mata o vírus, ao contrário do que dizem as “fake news” que têm circulado na internet. Então, não faça em casa.

É importante saber também quando usar cada um desses produtos.  

  • Para lavar as mãos, quando possível, prefira água e sabão pois eles são mais baratos e as mantêm limpas por mais tempo. Lembre-se de esfregar as mãos, lavar os punhos, todos os dedos e as unhas. Quando estiver em um lugar que não tenha água e sabão, passe o álcool 70% e deixe secar naturalmente. Não enxugue com papel ou pano, pois álcool precisa de um tempo para matar o vírus! Nunca use produtos de limpeza que não são próprios para corpo.  
  • Para lavar objetos e superfícies são indicados sabão e outros materiais de limpeza, como desengordurante, detergente e desinfetante multiuso. É importante esfregar bem para remover melhor o vírus e enxaguar com água. Os objetos que não podem ser lavados, como aqueles feitos de papel e papelão, devem ser limpos com álcool 70%, seguindo as mesmas orientações das mãos. 

Apesar da higienização ser uma medida efetiva, sozinha ela não é capaz de combater a Covid-19. É preciso manter o distanciamento social. Além disso, a limpeza de mãos e objetos não dura para sempre, ou seja, é necessário limpar sempre que for exposto ou tocar em alguma superfície que possam estar contaminados. 

Crie a rotina de limpeza e faça disso parte da sua vida, pois assim estará evitando que você seja contaminado pelo novo Coronavírus e por vários outros vírus e bactérias. Sua saúde agradece e você contribui para o combate ao coronavírus. 

Esse foi mais um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG, coordenado pelos Professores pesquisadores André Baldoni e Mariana Linhares.