O Conselho Universitário da Uerj aprovou, com unanimidade, a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacina físico ou digital para circular nas dependências da Universidade. A medida entra em vigor a partir do dia primeiro de dezembro, com o retorno das atividades presenciais, e se aplica a docentes, técnicos administrativos, estudantes e, até mesmo, visitantes.

Ainda de acordo com o Consun, não haverá abono de faltas para funcionários e alunos que não comprovarem a vacinação de acordo com o calendário da Secretária Municipal de Saúde e só serão considerados casos de comorbidade aqueles atestados por laudo médico e avaliados pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em nota, o reitor Ricardo Lodi destacou que essa é uma medida que busca proteger a comunidade universitária dos que, por vontade própria, não quiseram se imunizar. Reforçando que a proteção do coletivo deve prevalecer sobre qualquer escolha individual.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo