Os tempos são cada vez mais imagéticos, pautados em um grande fluxo de produção audiovisual. Tal cenário aponta para o desafio crescente da preservação desse material. Há a expectativa de que em 2022 um milhão de vídeos circulem por segundo na internet e que eles respondam por 82% do tráfego na rede mundial de computadores.

Neste contexto, o Centro de Tecnologia Educacional (CTE) responsável pela salvaguarda dos arquivos em vídeo (analógicos e digitais) da Uerj promove o debate “Memória em Movimento: os desafios da preservação dos acervos audiovisuais na era digital, no dia 9 de junho, a partir das 16h. A atividade compõe a 4ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que, neste ano, discute o “Empoderamento da Sociedade do Conhecimento”.

As discussões poderão ser acompanhadas pelo canal da TV Uerj no Youtube. A diretora do CTE, Sonia Wanderley, media o encontro que contará com a participação de Hernani Haffner (Cinemateca do MAM) e de Vanessa Spinosa (Museu do Seridó/RN).

Para a coordenadora da Videoteca do CTE, Danielle Ribeiro, o debate sobre a salvaguarda do material audiovisual está amplamente conectada com nosso tempo e apresenta provocações que vão para além do volume produzido. “A constante evolução tecnológica nos impõe o desafio de lidar com suportes que são descontinuados e que guardam um material precioso para a memória da instituição”, afirma.

A 4ª Semana Nacional de Arquivos será realizada virtualmente entre os dias 8 e 14 de junho.

Link para a transmissão: www.youtube.com/tvuerjoficial