Com o evento “Educação, memória e acervos: as experiências da Uerj”, o CTE participará da 6ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional.

O evento marca a reinauguração do Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj e conta com o lançamento do documentário “Memória e Movimento”, seguido de debate com especialistas e pesquisadores sobre a importância da preservação da memória em instituições públicas, como a Uerj.

A diretora do CTE, Sonia Wanderley, ressalta a importância da atividade: “Vivemos um tempo no qual as disputas pela memória crescem cada vez mais. Ao mesmo tempo, as mídias digitais transformam-se nas principais ferramentas de divulgação e produção mesmo dessas memórias. Nesse contexto, torna-se fundamental que a universidade compartilhe documentos constituídos a partir de diferentes suportes e em épocas diversas que estão sob sua guarda e que denunciam a memória como construção humana. A reflexão acerca da historicidade desses lugares de memória é o objetivo da Mesa que o CTE organizou esse ano para participar da 6ª Semana Nacional de Arquivos”.

A atividade acontecerá no dia 9 de junho, quinta-feira, a partir das 15h, e também será transmitida pelo canal da TV Uerj no Youtube. O debate será mediado pela diretora pela Diretora de Comunicação Social da Uerj, Ana Cláudia Theme, e contará com a participação de  Danielle Ribeiro (Centro de Tecnologia Educacional – CTE/UERJ), Luciana de Avellar (Núcleo De Memória, Informação e Documentação – MID/Rede Sirius/UERJ), e  Andrea Fernandes (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ).

Com o tema #SomosArquivo, a 6ª Semana Nacional de Arquivos acontecerá de 6 a 10 de junho de 2022.

“Educação, memória e acervos: as experiências da Uerj”
09/06/2022 – 15h

Núcleo de Memória Audiovisual do CTE/UERJ – 2º andar – Bloco C (Ao lado do Núcleo MID)
Transmissão: Canal da TV Uerj (www.youtube.com/tvuerjoficial).

Convidados:
Danielle Ribeiro (Centro de Tecnologia Educacional – CTE/UERJ)
Luciana de Avellar (Núcleo De Memória, Informação e Documentação – MID/Rede Sirius/UERJ)
Andrea Fernandes (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ)

Mediação: Ana Cláudia Theme (Comuns/UERJ)

 

*Evento com certificado de participação.