Os ouvintes ganharam um presentão de Natal!

No dia 18 de dezembro, entraram no ar três novos programas – Ciência em Prática, Múltipla Escolha e Comida de Verdade. Com isso, a programação conta agora com 12 produções, sem contar com os especiais ao vivo e as transmissões das reuniões dos Conselhos Universitários.

As três novas produções consistem em programetes, áudios curtos, sobre ciência aplicada, cursos de graduação e carreira e alimentação saudável, transmitidos ao longo da programação diária e disponíveis como podcast no site da Rádio Uerj.

Por meio de perguntas sobre problemas relacionados ao dia a dia, feitas por personagens do cotidiano, o Ciência em Prática apresenta as respostas dos pesquisadores da Uerj, que tanto têm a contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Ao mesmo tempo em que divulga o saber produzido na Universidade, estimula o diálogo e a interação com a sociedade.

Já no Múltipla Escolha, os alunos do ensino médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) conversam com professores e profissionais sobre carreira e mercado de trabalho. O programa apresenta os cursos de graduação da Uerj e curiosidades sobre as profissões.

Produzido com o Projeto de Extensão Reorientação da Formação em Saúde, do Instituto de Nutrição da Uerj, em parceria com a UFF, UFRJ, Unirio e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro, o programa Comida de Verdade traz dicas e informações sobre alimentação saudável e aspectos culturais.

A produção dos novos programas envolveu um criterioso trabalho de equipe. A concepção do Ciência em Prática passou por diversas etapas, incluindo a avaliação do programa-piloto por um grupo focal formado por pessoas de distintos perfis. Já para o Múltipla Escolha e o Comida de Verdade, foram promovidas oficinas de locução com os parceiros que participam dos programas. Mas o trabalho não para por aí. No próximo ano, serão produzidos novos episódios e realizados outros treinamentos com as equipes. Conheça os novos programas e envie suas sugestões. Até 2020!