Dois projetos da Uerj para incentivar reaproveitamento de lixo e atividade física entre estudantes foram aprovados em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro: o projeto “Fatores determinantes da prática de atividade física nos deslocamentos diários entre escolares – Uma abordagem intersetorial e multidisciplinar no enfrentamento da inatividade física e da obesidade” e o estudo “Conectando Ciência, Inovação e Inteligência Artificial: construção de um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais através da compostagem de resíduos orgânicos”.

O primeiro tem como objetivo avaliar, por meio de modelos ecológicos, a relação entre os fatores determinantes das escolhas de transporte e os níveis de atividade física e indicadores de saúde de crianças, adolescentes e seus familiares. Segundo o professor Ricardo Brandão, coordenador do Laboratório de Vida Ativa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Uerj, o estudo pode colaborar para a construção de cidades mais sustentáveis e com maior qualidade de vida.

Já a segunda pesquisa, tem como desafio desenvolver um modelo de negócio voltado para o aproveitamento do lixo em casas e escolas. Além dos benefícios ambientais do projeto, que ajuda na redução da quantidade de lixo orgânico que é direcionado aos aterros sanitários, o modelo pode gerar renda e oportunidades de trabalho.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres.