Você já ouviu falar nas toninhas? A espécie de golfinhos ameaçada de extinção é tema do museu totalmente virtual criado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj.

A experiência imersiva mostra a história, evolução e beleza desse raro animal, que diferente de seus “familiares”, é muito tímido e pequeno, medindo no máximo 1,70m. O espaço virtual conta com cinco salas temáticas recheadas de vídeos, informações e interações sobre o pequeno cetáceo. O ambiente oferece uma visita bem realista e guarda uma surpresa no final: um mergulho no fundo do mar para observar o animal em seu habitat natural.

Conhecida também como “golfinho invisível”, devido ao seu comportamento discreto, a toninha pode desaparecer completamente da natureza se nada for feito para mudar o cenário atual. Este alerta é um dos principais destaques na exposição, que ajuda a conscientizar sobre a importância da preservação. A existência do museu no mundo virtual o torna especial por permitir que pessoas de qualquer lugar do mundo possam visitar e conhecer mais sobre o mamífero aquático, que vive apenas na Costa Sul do Atlântico Ocidental. Não perca essa oportunidade única de admirar e conhecer melhor este animal raro, acesse www.museudastoninhas.com.br.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres e Maria Júlia Melo