Em 2018 são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em apoio a essa luta tão necessária, o 7º Festival Curta na Uerj convida a refletir sobre o direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à educação, à liberdade de expressão, entre outros listados no documento das Nações Unidas.

Quais foram os avanços e desafios nessas décadas? Como os direitos humanos podem ser respeitados no dia a dia? Que iniciativas surgem na sociedade, nas escolas e nos governos para ampliar a conscientização sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Os interessados devem enviar seus vídeos, com duração máxima de 10 minutos, até o dia 24 de setembro, respondendo a essas ou outras questões acerca do tema. Os trabalhos podem ser inscritos em duas categorias: “Teen”, para autores de 12 a 17 anos; e “Adulto”. As melhores produções em cada categoria vão faturar câmeras digitais, smartphones e tablets.

Em sua sétima edição, o Curta na Uerj conta com duas parcerias inéditas: uma delas é com o Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic Rio), que enviará representantes da ONU Brasil especializados em  direitos humanos para palestrar nos eventos do Festival; e a segunda é com a Academia Internacional de Cinema (AIC), que concederá duas bolsas de estudos (nos cursos “Roteiro Online” e “Cinema Teens”) ao primeiro colocado de cada categoria.

O 7º Festival Curta na Uerj é uma iniciativa do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) / Sub-reitoria de Extensão e Cultura e tem como objetivo incentivar a produção em vídeo e animação, bem como ampliar o espaço para a exibição e a divulgação do audiovisual.

Regulamento e inscrições: até 24/9 no site do Curta na Uerj.