A Faculdade de Formação de Professores da Uerj desenvolveu um aplicativo para monitoramento de ecossistemas aquáticos. O aplicativo VigIA une Inteligência Artificial, interatividade e consciência cidadã para auxiliar o mapeamento e a preservação de ecossistemas aquáticos, com ênfase no estudo dos peixes.

O app foi desenvolvido como uma plataforma de games, durante uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 2020. Nele, os usuários compartilham fotos dos ambientes aquáticos das suas regiões e preenchem um questionário simples, de forma intuitiva, sobre as informações do ambiente em questão. Os dados são avaliados e aprovados por uma comissão de alunos e professores da FFP, e ficam disponíveis para acesso, como em uma rede social. Elementos de jogos como a obtenção de pontos pelo usuário ao registrar ocorrências geram interação e engajamento, promovendo a produção científica e conscientizando sobre a necessidade de preservação dos rios, riachos e lagos, principais fontes de água doce.

Segundo a professora Hellen Beiral, que coordena o projeto, os dados coletados servirão de base para o desenvolvimento de pesquisas e possíveis parcerias com órgãos como o Ibama e o ICMBio, além de representantes das áreas de proteção ambiental. O aplicativo já está disponível para download em aparelhos Android pela Play Store ou pode ser acessado diretamente pelo navegador de internet. Para mais informações sobre o projeto, visite o site www.iariodepossibilidades.com.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres