Pioneiro no tratamento de transtornos que causam uma sonolência excessiva durante o dia, como a narcolepsia e a hipersonia idiopática, o novo ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) já começou a funcionar.

A unidade, ligada ao Serviço de Neurologia do Hupe, é a única com vagas abertas para tratamentos relacionados à neurologia do sono no estado do Rio de Janeiro. Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve ser encaminhado por uma unidade de saúde do SUS. A narcolepsia afeta diretamente as relações sociais e profissionais dos portadores. Por isso, o diagnóstico é de extrema importância.

Além do tratamento de transtornos do sono, o novo ambulatório, em ação conjunta com a Policlínica Piquet Carneiro, contribui também para novas pesquisas e estudos na área, como por exemplo o trabalho “Efeito da terapia vibratória sistêmica nos pacientes com narcolepsia”, realizado por Mário Bernardo Filho, professor da Faculdade de Ciências Médicas na Uerj.

Outra pesquisa, agora em parceira com o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Uerj e sob a coordenação do prof. Luís Cristóvão de Moraes, tem como objetivo analisar o material genético de pacientes portadores de Narcolepsia e encontrar parâmetros para realizar o diagnóstico da doença em pessoas de 13 a 50 anos.

Iniciativas como essa viabilizam o surgimento de novas terapêuticas para esses transtornos e contribuem decisivamente para o avanço científico do nosso país.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Paula Freitas.