No mês de combate ao câncer de próstata, o Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj apostou em um novo aparelho que detecta o PSA (Antígeno Prostático Específico) em poucos minutos. A nova tecnologia já foi testada no evento Semana da Saúde na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. A ideia é expandir o uso do aparelho para o Hupe e para a Policlínica Piquet Carneiro (PPC)

O aparelho, que vai auxiliar no rastreamento do câncer de próstata de forma rápida e eficaz, foi elaborado em conjunto com a empresa farmacêutica AstraZeneca. De acordo com o professor de Urologia e chefe do Setor de Andrologia do Hupe, João Luiz Schiavini, o Centro de Atenção à Saúde do Homem foi um dos quatro escolhidos pela Astrazeneca, em todo o Brasil, para testar a inovação.

Vale lembrar que, apesar do PSA indicar se há ou não mudar na próstata, sinalizando casos de prostatite, hipertrofia benigna ou câncer, é essencial que o homem, a partir dos 50 anos, visite com regularidade o urologista para realizar o exame de próstata junto com o testagem do antígeno prostático específico, pois apenas os dois exames, em conjunto, podem indicar um tumor de próstata.

Também foi pensando na saúde masculina que a Policlínica Piquet Carneiro criou o Centro de Atenção à Saúde do Homem. O Centro funciona na Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier. Para ser atendido, basta ter um encaminhamento de Clínicas da Família, Centros Municipais e postos de saúde.

Com tantas inovações, é hora de deixar o preconceito de lado e buscar realizar todos os exames para detectar o câncer de próstata. O diagnóstico precoce é o maior aliado dos homens e salva vidas!

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo