Foi aprovada pelo Conselho Universitário da Uerj, na última sexta-feira,  17 de setembro, a iniciativa de incorporação da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste à Uerj e agora um anteprojeto de lei sobre a matéria segue para avaliação do Governo do Estado, que deve encaminhá-lo para a Assembleia Legislativa.

A proposta de que a Uezo se torne um campus da Uerj na Zona Oeste foi realizada há cerca de um mês pela reitora Luanda de Moraes e representantes sindicais da instituição. A incorporação é um desejo antigo da instituição e da comunidade ueziana, já que desde junho de 2016, em plebiscito, alunos e servidores demonstraram apoio ao projeto com 70% dos votos favoráveis à iniciativa. A reitora Luanda de Moraes declarou que a discussão do assunto é fundamental para salvar a Uezo e o ensino superior na Zona Oeste.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, afirmou que é necessária a garantia de que todos os servidores ingressarão nos planos de carreira da Uerj, e que é preciso garantir que a presença da Uerj na Zona Oeste seja efetiva, não só com a manutenção dos atuais cursos, corpo docente e técnico, mas também no aprofundamento da presença da Universidade, como se deu em todos os demais campi, Lodi também garantiu que irá defender junto ao Governo e ao parlamento melhorias concretas para a comunidade da Uezo.

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.