A Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular da Uerj, juntamente ao Centro de Tecnologia Educacional, lançou o documentário “Na Veia”, que aborda questões como a fisiopatologia das varizes e os impactos da doença na sociedade. A produção tem como objetivo estimular o interesse dos alunos ingressantes em cursos da área da saúde pelas especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular, além de gerar informação sobre o tema através do dia a dia dos pacientes, mostrando as consultas realizadas com o cirurgião e a rotina da equipe do Centro de Treinamento Vascular da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
A liga acadêmica reúne alunos de Ciências Médicas que pretendem expandir o conhecimento da comunidade interna e externa à Universidade sobre temas ligados às doenças vasculares. Eles foram responsáveis pela produção inicial do “Na Veia”, e posteriormente surgiu a iniciativa de tornar o projeto uma parceria com o CTE, o que garantiu uma edição profissional para o produto final. Além disso, na pós-produção a equipe contou com o auxílio de um profissional de cinema na adaptação da linguagem médica para uma linguagem mais compreensível ao público.
Segundo a presidente da Laciv, Ana Carolina Guertzenstein, o “Na Veia” apresenta o lado positivo da saúde pública brasileira, acontecendo dentro da Policlínica e do Hupe. O documentário apresenta a rotina do ambulatório, onde são realizadas pesquisas, treinamentos com equipamentos modernos e o uso de técnicas inovadoras, como é o caso da escleroterapia com espuma, um procedimento pouco invasivo que consiste em injetar na veia dilatada um tipo de espuma com auxílio de ultrassom. O método é rápido, acessível e realizado em poucas sessões, contribuindo para que muitos pacientes tenham a chance de sair da longa fila de espera por uma cirurgia.
O documentário “Na Veia” está disponível e pode ser assistido através do canal Laciv Uerj no Youtube.