Nei Lopes agora é Doutor Honoris Causa pela UERJ

Mais uma vitória de reconhecimento da cultura negra!

Compositor, escritor, estudioso das culturas africanas e agora Doutor Honoris Causa pela UERJ! Nei Braz Lopes é um artista plural e um dos principais nomes do samba e da música popular brasileira.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reconhece a importância da figura de Nei Lopes para a luta negra e para a visibilidade afro-brasileira.

A cerimônia de concessão da máxima honraria concedida pela Universidade foi conquistada também por Milton Santos, Abdias do Nascimento e mais recentemente por Rosa Magalhães.
Nei Lopes nasceu no subúrbio carioca, formado em direito pela antiga Universidade do Brasil, se destacou como compositor e mais recentemente como escritor, autor de romances que já foram premiados como Melhor Livro de Não Ficção, Livro do Ano e o Prêmio Jabuti – o mais tradicional prêmio literário no Brasil.

Para Nei, uma instituição tão importante quanto a UERJ traz ainda mais relevância para o título recebido.

“Quanto mais importante for o premiador, o premiado se sente evidentemente mais agraciado também.”

A representatividade que o autor apresenta para a luta da população negra também é notória.

“Uma representatividade de um segmento da população brasileira, ao qual eu pertenço e o reconhecimento através de uma tática de percepção e de difusão que eu venho utilizando em todas as minhas atividades. Eu sou compositor de música popular, mais especificamente do samba, mas não só do samba. Sou escritor, me dedicando a vários gêneros, desde a poesia até o romance, passando pelos dicionários e etc.”

O escritor reforça a honra de estar sendo agraciado pela Universidade.

“É uma alegria muito grande, é o reconhecimento dos meus, o reconhecimento do meu povo, o reconhecimento da minha gente, o reconhecimento da minha pessoa, então eu estou muito agradecido a todos.”

O magnífico reitor Ricardo Lodi Ribeiro, que propôs a honraria para o sambista se orgulha de ter escolhido um intelectual negro como seu primeiro título de autoria própria.

“Fico muito feliz que o CSEPE e o Conselho Universitário tenham aprovado por unanimidade, o Rio de Janeiro ganha e a UERJ também com essa homenagem ao Nei Lopes.”

Durante a emocionante cerimônia, Cláudia Gonçalves, relatora do processo de título Honoris Causa, destacou a importância de Nei como terceiro homem negro dentre 43 homenageados com o título pela Universidade.

Agora, enfim, o tão premiado artista é oficialmente reconhecido pela UERJ por sua trajetória de defesa da cultura negra.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Beatriz Pereira.