As narrativas audiovisuais são um ponto central de muitas atividades do Centro de Tecnologia Educacional. E para que elas possam ser constantemente aprimoradas, o Centro promoveu entre os dias 27 e 29 de julho, a oficina “Roteiro Audiovisual para Obras Documentais” destinada a estagiários e profissionais das coordenações de tv, rádio, pedagógica e administrativa.

Durante os três dias, os participantes foram apresentados às principais abordagens técnicas utilizadas na construção de roteiros, com ênfase nas atividades desenvolvidas pelo CTE, conforme explica o professor, Adil Lepri, que é técnico de audiovisual, pós-graduado em cinema. Para montar a estrutura do curso, levou em consideração o perfil heterogêneo e a diversidade no nível de conhecimento dos alunos.

 “Tentei dialogar com os conhecimentos dos estagiários na área do jornalismo também para montar as aulas. A ideia era fazer um curso introdutório, mas com um viés teórico e prático. Como trabalhamos em um setor especializado na produção de mídia, é importante formar nossos trabalhadores e estagiários a fim de buscar processos de trabalho mais dinâmicos e especializados”, analisou. 

Foram 18 inscritos, como o técnico administrativo, Roberto Teixeira. Ele ressalta que, embora as funções que executa não estejam ligadas às atividades técnicas, considera importante conhecer os detalhes das atividades-fim do setor. “Me senti prestigiado ao ser convidado para o curso de roteiro. Também considero positivo estar em contato com toda a equipe, nesses tempos de atividades remotas”, afirmou.

Para o estagiário do Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA), Cassiano Meneses, associar o conteúdo teórico com exemplos práticos facilitou a compreensão do conteúdo. “Apesar de curta, eu achei a oficina muito boa. O professor  foi bem didático na explicação e citava exemplos de filmes/séries que ajudaram na compreensão das ideias. Isso impactou o modo como consumo materiais audiovisuais.”, completou. 

Mas essa política de formação não atende exclusivamente integrantes do setor e pode ser estendida a outros setores e unidades que demonstrarem interesse. É o caso dos membros do grupo de pesquisa interinstitucional coordenado pela professora Helenice Rocha, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores (FFP), que também participaram de uma oficina similar.  

Esta é a terceira vez que o CTE promove um ciclo de formação destinado aos profissionais e estagiários do setor. Em 2019, foram realizadas oficinas de “Introdução à Locução” e “Curso básico de redação, produção e apresentação de TV”.