A diabetes é uma doença que já atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Pensando nisso, a Policlínica Piquet Carneiro, em parceria com a Fiocruz, realiza a pesquisa de um novo tratamento com voluntários que possuem feridas decorrentes da doença nos membros inferiores. A terapia será aplicada no Ambulatório de Cirurgia Vascular da PPC.

De acordo com Douglas Poschinger, coordenador da pesquisa, as lesões ocorrem quando a diabetes está descontrolada e provoca problemas vasculares. Como a doença causa perda de sensibilidade, o efeito nas extremidades do corpo acaba sendo contínuo e cada vez pior.

O tratamento será feito em duas etapas: a primeira é a aplicação do medicamento específico para as lesões por dois meses. A medicação, elaborada pela Fiocruz, ainda está em fase de aplicação clínica, etapa anterior à conclusão. Já na segunda etapa, o voluntário será acompanhado por um ano em terapia tradicional.

Para ser um voluntário do projeto, é preciso ter diabetes e possuir feridas abaixo do tornozelo há um mês ou mais. Os interessados devem entrar em contato com a equipe exclusivamente pelo Whatsapp: (21) 98298-2761.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo.