O professor e biólogo Marcelo Guerra Santos, da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, lança o livro “Fruta, verdura ou legume? Um guia sobre as plantas do nosso cotidiano”. A obra, publicada pela EdUerj, aborda a disciplina de botânica com um olhar atrativo e incomum. O objetivo é mostrar com leveza a importância das plantas e como a ciência se faz presente no nosso cotidiano.
Santos diz que muitos estudantes chegam frustrados na universidade com a matéria devido ao conhecimento limitado do assunto e afirma que é de suma importância que o aluno perceba que aquele conhecimento botânico de seu livro didático está bem próximo dele, quando está comendo uma fruta, descascando um legume ou preparando uma salada. Estes são alguns dos motivos que explicam a estrutura do livro, que aborda e contextualiza a disciplina através de ilustrações por expressões artísticas como pinturas de Tarsila do Amaral, literatura brasileira com José Mauro de Vasconcelos e músicas populares, como as de Carmem Miranda. Além disso, a obra também reproduz um mapa-múndi diferente, indicando a origem de várias frutas, que muitas vezes são tidas como produtos nacionais mas na verdade não são, como é o caso da banana, da manga e até da jaca.
Segundo o biólogo, a iniciativa surgiu em 2001 como uma proposta de trabalho apresentada aos alunos no I Encontro Regional de Ensino de Biologia, mas o projeto só foi retomado após 20 anos com o auxílio dos programas Apoio à Editoração e Jovem Cientista do Nosso Estado, ambos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Dedicada ao também biólogo e grande conhecedor de Botânica Paulo Fevereiro, falecido neste ano, a obra também busca gerar a simpatia do leitor com as plantas, que são elementos importantes tanto para o meio ambiente quanto para a vida humana. Segundo o autor, o trabalho é um estímulo para o desenvolvimento de cidadãos mais atentos e críticos às políticas ambientais do país e do mundo.

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.