Você sabe quais são as diferenças dos sintomas da gripe comum e da Covid-19?Esse assunto é muito importante principalmente para essa fase de flexibilização do isolamento em alguns municípios.

A Covid-19 possui sintomas que se assemelham aos da gripe. Entre os mais
comuns, estão febre acima de 37.8º e tosse seca. Algumas pessoas, com Coronavírus podem apresentar espirros, nariz escorrendo, diarreia, dores no corpo e mal-estar, além de dores de cabeça e de garganta.

A falta de ar e o cansaço são outros sintomas que podem aparecer na doença causada pelo Coronavírus e quase nunca aparecem nas pessoas com gripe. Estes sintomas de falta de ar e cansaço costumam indicar um quadro mais grave da Covid- 19.

Aos primeiros sinais, permaneça em casa seguindo as recomendações de isolamento. Mas fique atento ao dia que os sintomas começaram e estão ficando mais graves.

Se os sintomas piorarem e começar a sentir falta de ar, procure imediatamente o serviço de saúde mais adequado para orientação médica. Vá de máscara e chegue ao serviço de saúde relatando os sintomas respiratórios, para não contaminar nenhum profissional de saúde e demais pessoas.

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Divinópolis-MG.