Olá ouvintes! Vamos falar sobre os grupos de riscos para a Covid-19?

Você sabe o que é um grupo de risco?

É grupo de pessoas que possuem maior chance de ter complicações de uma determinada doença.

No caso da Covid-19, até o momento, as pesquisas científicas identificaram que as pessoas com maiores riscos são: pessoas com mais de 60 anos, pessoas com doenças como: pressão alta, diabetes, doenças nos rins, doenças respiratórias e asma. E ainda, aquelas pessoas que estejam em tratamento contra o câncer e as que receberam
transplantes de órgãos.

Estas pessoas tem uma maior chance de apresentar complicações decorrentes da Covid-19. Isso se deve à maior fragilidade do organismo e do sistema de defesa em reagir contra o novo Coronavírus. Dessa forma, essas pessoas podem desenvolver a fase grave da doença e precisar de internação e até do CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Sendo assim, este grupo de pessoas devem ter cuidados redobrados em relação a higiene pessoal, limpeza de materiais e ao isolamento social, já que o vírus pode estar em materiais, como sacolas e caixas e em pessoas jovens sem sintomas. Por isso reafirmamos a importância de adotar medidas de restrição de contato, e que apesar da flexibilização da quarentena, precisamos continuar evitando visitas aos parentes e amigos.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia publicou uma nota reforçando que pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência (conhecidos como asilos) também são grupos de alto risco, por normalmente serem ainda mais frágeis. Então evitem visitas neste período!

Apesar de existirem os grupos de maior risco, a Organização Mundial de Saúde alertou, no dia 03 de abril de 2020, sobre o grande número de casos graves entre pessoas jovens e que não possuíam outras doenças.

Outra questão importante é que todas as pessoas continuem tomando seus medicamentos conforme prescrição médica e que ninguém tome medicamentos sem orientação. Em tempos como esses, todos os dias, aparecem notícias falsas nas redes sociais e que podem colocar sua vida em risco. Ainda não existem vacinas nem medicamentos aprovados para tratamento e prevenção da COVID-19, então não caia em nenhuma “fake News”. Sempre verifique a
fonte da informação e a acredite nas recomendações de profissionais da saúde, ministério da saúde e organização mundial da saúde.

Vamos juntos todos contra o CORONA, vai passar.

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG.