>, Notícias Rádio UERJ>Quais equipamentos usar para se proteger da Covid-19?

Quais equipamentos usar para se proteger da Covid-19?

Por |2020-05-07T15:18:55+00:0015 de maio de 2020|

Você sabe o que são Equipamentos de Proteção Individual contra a Covid-19?

O uso desses equipamentos tem o objetivo de proteger cada pessoa e assim diminuir os riscos de contaminação pelo Coronavírus. Esse assunto já foi muito discutido entre especialistas, por ser uma forma de combater a disseminação do novo Coronavírus. Algumas recomendações mudaram desde o início da pandemia, e isso é natural, por se tratar de uma doença nova, ainda pouco conhecida e que vem sendo intensamente estudada pelos pesquisadores.

Para a rotina de trabalho dos profissionais de saúde existem vários equipamentos muito importantes, como jaleco ou avental, óculos de proteção, luvas e touca. Outro item essencial, e também recomendado para toda a população, são as máscaras.

Existem três tipos de máscaras mais conhecidos:

1. As máscaras cirúrgicas: que devem ser usadas pelos profissionais de saúde, pelos pacientes com COVID-19, que estão apresentando sintomas e pessoas que cuidam de paciente doentes.

2. As máscaras N95: que devem ser usadas apenas por profissionais de saúde em situações muito específicas. Não devem ser usadas por pacientes ou pelas outras pessoas.

3. E as máscaras caseiras: que são feitas com dupla camada de pano e indicadas para as pessoas que não possuem sintomas respiratórios e precisam realizar atividades essenciais nas ruas, como ir ao mercado ou à farmácia. Dessa forma, todos devem sair de casa usando uma máscara caseira.

Como usar as máscaras, independentemente do tipo:

1. Verificar se a máscara está em condições de uso, ou seja, limpa e sem furos;

2. Antes de colocar a máscara, lavar as mãos com água e sabão, e, quando não for possível, usar álcool 70%;

3. Ao colocar e retirar, tomar cuidado para não tocar na parte de tecido, o ideal é pegar apenas pelas alças, aquelas que ficam atrás das orelhas;

4. Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais, mantendo espaço para a respiração.

E na hora de retirar?

1. Se estiver usando a máscara cirúrgica, após a utilização, jogue fora. Essas máscaras não podem ser lavadas e nem utilizadas novamente. O tempo máximo que você pode ficar com esse tipo de máscara são 4 horas.

2. Se estiver usando uma máscara caseira, tenha o cuidado de colocar em local que não contamine outros utensílios, para isso leve sempre com você uma sacola plástica. Lave as máscaras separadamente de outras roupas. É importante que cada pessoa tenha suas próprias máscaras, não sendo adequado compartilhar.

É importante reforçar que o uso das máscaras não descarta a necessidade de:

1. Manter higienização das mãos;

2. De fazer o isolamento social, ficando em casa sempre que possível. Pois o uso das máscaras é só mais uma das formas de diminuir a contaminação pelo novo Coronavírus.

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Divinópolis-MG, coordenado pelos professores pesquisadores André Baldoni e Mariana Linhares.