A Rede Sirius acaba de lançar a nova plataforma da sua Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Apesar de permanecer com sua barra de pesquisas comum, a nova atualização possui uma interface mais rápida, permitindo que os pesquisadores tenham acesso aos trabalhos com maior facilidade.

Agora é possível buscar teses e dissertações através de palavras com maior número de pesquisas, além da adoção de navegação por subtópicos como: autor, ano de defesa, orientador, membros da banca, área de pesquisa, departamento, dentre outros. Apesar das atualizações, o conteúdo da plataforma, assim como seu endereço eletrônico, não foi alterado. Você pode acessá-la em: www.bdtd.uerj.com

De acordo com Rinaldo Magallon, coordenador do Núcleo de Processos Técnicos da Rede Sirius, o objetivo da atualização é gerar uma ampla divulgação da produção acadêmica da Universidade e, ao mesmo tempo, internacionalizar as pesquisas, aumentando o compartilhamento de dados entre a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uerj, que já armazena cerca de 11.543 trabalhos do período de 1982 a 2020, e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT, órgão responsável por divulgar a pesquisa brasileira internacionalmente.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo