Artistas do cenário musical independente subiram ao palco do teatro Odylo Costa, filho, no dia 26 de setembro, para o tão esperado show de premiação do 1º Festival Pelas Bandas da Uerj, concurso promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE), com o objetivo de incentivar a cultura musical no ambiente universitário e abrir espaço para novos talentos.

Rennato Cinelli Foto: George Magaraia

Manoel Magalhães Foto: George Magaraia

Rennato Cinelli e os Unicórnios Leguminosos, vencedores do festival, abriram a programação da noite com seu estilo único, que combina a música pop com o teatro. O público se divertiu com as performances de Rennato e a irreverência de suas músicas, com destaque para o sucesso “Você é Ruim de Cama”. Em seguida, foi a vez do violão de Manoel Magalhães encantar o público, passeando pelas músicas do seu primeiro disco solo, “Consertos em Geral”, no melhor estilo MPB.

Alan James Foto: George Magaraia

Na sequência, uma volta ao passado com o rock inspirado nos anos 60 do cantor e compositor Alan James. E, para encerrar a noite, nada melhor do que um destaque do cenário musical independente: o rock misturado com reggae da banda Djangos, que não deixou ninguém parado ao som de novos e antigos sucessos da banda.

O 1º Festival Pelas Bandas da Uerj contou com 70 inscritos, sendo 51 bandas e 19 artistas solo, provenientes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Alagoas. Para Ana Cláudia Theme, diretora do CTE, a iniciativa de promover o festival surgiu da proposta de expandir o espaço aberto com o programa Pelas Bandas da Uerj, veiculado na Rádio Uerj, para a música independente:

“Nossa ideia foi convidar o Brasil inteiro para participar de um festival de música, aqui na universidade, de forma que as pessoas pudessem apresentar o seu trabalho e assim abrir, de fato, o espaço para artistas independentes.”, explica.