A Diretoria de Planejamento e Orçamento da Uerj colocou em prática o projeto de reformulação do seu site trazendo mais praticidade e funcionalidade. A nova plataforma, lançada em julho deste ano, fornece ao usuário novas ferramentas de navegação e informações a partir de um glossário de termos orçamentários, noções de orçamento público e temas em planejamento. Também é possível acompanhar o ciclo orçamentário da Uerj a partir de 1995, além de análises sobre o atual cenário fiscal fluminense, divulgadas pela Secretaria de Estado de Fazenda.
Além disso, o novo site também traz novidades relacionadas à promoção de uma maior cultura de planejamento participativo na instituição, integrado às questões orçamentárias e às práticas cotidianas de gestão através da Rede de Planejamento e Orçamento da Uerj. Fazendo a ponte com a Diplan, atualmente o projeto conta com a contribuição de 50 servidores indicados por suas unidades para atuar como pontos focais, trabalhando dentro de suas unidades, difundindo o hábito do planejamento, principalmente o de médio e longo prazo, de nível estratégico, adquirido em oficinas e exercícios realizados pela Diretoria.
O objetivo da nova página online, segundo Marcelo de Moraes, diretor da Diplan, é fornecer à comunidade interna e externa à Universidade uma fonte confiável e segura de informações úteis sobre os assuntos relacionados ao orçamento público. A iniciativa buscou trazer mais transparência à gestão financeira da Universidade, através de uma plataforma de comunicação mais dinâmica e integrada. Moraes ressalta que agora também são divulgados cursos na área, além de indicação de links, tudo para aproximar mais a comunidade de um assunto tão importante.
Para conferir o novo visual do site e as informações oferecidas acesse: http://www.diplan.uerj.br/

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj