A reitoria da Uerj anunciou a criação de um auxílio aos alunos bolsistas que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica.

A medida, de caráter emergencial, tem como objetivo compensar os pagamentos que não foram realizados pela Capes desde setembro.

O auxílio consistirá no pagamento de 400 reais a 360 estudantes, que corresponde aos meses de setembro a dezembro. É possível que haja a prorrogação do auxílio caso os pagamentos continuem atrasados.

O Reitor Ricardo Lodi destacou a importância dos projetos e lamentou a atual situação em que se encontram. Ele também afirmou que o quadro afeta diretamente os estudantes, que precisam da bolsa para custear suas despesas mais básicas e por isso, a pedido dos coordenadores dos dois programas, a universidade buscou uma solução para os alunos.

Lodi ressaltou ainda que é preciso restabelecer o pagamento para que esses programas, tão importantes para a educação pública do nosso país, não sofram descontinuidade.
Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.