No segundo dia de evento, o ciclo de encontros Uerj com RJ trouxe como tema “Ciência e tecnologia” e abordou como estas áreas podem ser fundamentais para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro em um cenário pós-pandêmico e a influência no combate à Covid-19.

O encontro contou com a participação dos professores da Uerj, Américo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística, Heitor Evangelista, do Ibrag e Mônica Marques, do Instituto de Química. O gerente de pesquisa e desenvolvimento da Magalu, Robson Santos também participou. O evento, desta vez, foi mediado pelo jornalista, Antônio Góis, colunista de educação do jornal O Globo, fundador e primeiro presidente da Associação de Jornalistas de Educação.

Na abertura da pauta do dia, Antônio Góis afirmou que a discussão do tópico “Ciência e tecnologia” é muito importante e relevante, principalmente, para o atual momento. Além disso, o colunista do O Globo também destacou a importância da valorização da ciência em um momento em que ela está sob ataque.

“Um tópico super relevante, super importante, inclusive, sempre foi importante, no momento que a gente atravessa, com todos os desafios que a pandemia trouxe, acho, talvez, que, pelo menos na minha carreira de jornalista de educação que começou em 1996, eu não me lembro da sociedade ter falado tanto sobre ciência, da importância da ciência. Ao mesmo tempo também que a ciência esteve e está sob ataque.”

Dando início às falas dos convidados, o professor Américo Cunha ressaltou a importância de colher, estudar e repassar informações ao público. Ele citou como os sistemas de vigilância epidêmica podem ser fundamentais no controle de pandemias como a da Covid-19. O integrante do corpo docente da Uerj, também falou um pouco sobre como a mídia desempenhou um papel fundamental durante toda a pandemia de Covid-19, fornecer material educativo e informação de qualidade para a população.

Já o pesquisador da aerobiologia, Heitor Evangelista, falou um pouco da sua contribuição científica para o estudo do vírus e sua transmissão no ar, além de frisar a importância da Universidade e como o trabalho desenvolvido pela Uerj pôde colaborar no desenvolvimento de insumos e possibilitar interação e a utilização de novas tecnologias que sejam locais, por exemplo.

Ainda sobre o contato entre a Universidade e outros nichos, o gerente de pesquisas da Magalu, Robson Santos, destacou como o contato do ensino acadêmico e o setor privado pode ser benéfico, principalmente, em momentos como a pandemia, para desenvolver soluções como novos produtos e serviços. Robson Santos também falou sobre como essa relação, associada ao poder público, pode gerar frutos na área da ciência e tecnologia a fim de beneficiar a população, o que permite que o conhecimento e a produção intelectual sejam melhor aproveitados e compartilhados.

Além desses tópicos, a professora Mônica Marques trouxe para a conversa um alerta sobre o meio ambiente ao falar sobre as máscaras descartáveis e o uso de plásticos na produção do meio de proteção contra Covid-19. Ela afirma que o descarte desses materiais pode ser bastante prejudicial para diversos ecossistemas, já que em diversos momentos é realizado de forma inadequada. Nesse caso, a pesquisadora ressaltou como a tecnologia pode colaborar na questão dos resíduos sólidos.

Após a conversa, os participantes responderam perguntas do público sobre ciência e tecnologia relacionadas à cidadania, educação, economia e pesquisa, além de falar sobre o futuro e evolução de ambos.

Para conferir tudo que rolou sobre o tema na íntegra, confira o debate completo no Canal da TV Uerj no Youtube.

Confira também a entrevista de um dos palestrantes, Robson Santos, para a Rádio UERJ em: www.cte.uerj.br/radiouerj na aba do programa Uerj Entrevista.

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.