Agosto é o mês dedicado ao incentivo à amamentação, em que acontece a campanha Agosto Dourado. E no cenário pandêmico atual, dúvidas em relação ao Coronavírus e à amamentação não param de surgir.

A coordenadora do Banco de Leite do Núcleo Perinatal do Hupe, Abilene Gouvea, alerta que mães com suspeita ou diagnóstico de Covid podem, sim, amamentar. A transmissão ativa da doença através do leite materno não foi comprovada, mas isso não quer dizer que não se deva ter cuidado! O uso de máscara, a higiene das mãos e outras medidas são indispensáveis na hora do aleitamento ou na retirada do leite materno. Abilene ainda ressalta que as doações de leite humano estão abertas e podem ser entregues na portaria do Núcleo Perinatal.

Qualquer dúvida em relação à amamentação, os cuidados necessários para doação e até mesmo maternidade, pode ser enviada pelas redes @nucleoperinatal ou pelo telefone (21)2868-8208. Para saber mais sobre os benefícios da amamentação, fique ligado nas lives promovidas pelo Núcleo Perinatal em parceria com o projeto Consulta Coletiva, da Faculdade e Enfermagem da Uerj. Elas estão agendadas para todas as terças-feiras do mês de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Consulta Coletiva.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Carolina Medon