Em junho é celebrado o Dia do Imigrante, tema que se faz presente na Uerj com a preservação de um movimento tão importante para a nossa história através do Museu da Imigração da Ilha das Flores, em São Gonçalo, e do Laboratório de Estudos de Imigração.

A iniciativa é fruto de uma parceria que surgiu entre a Universidade e a Marinha do Brasil a partir de 2010, através de um convênio de cooperação, com o objetivo de preservar esse aspecto da história brasileira, particularmente da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, que foi a primeira criada pelo governo brasileiro, ainda no período imperial. A Hospedaria funcionou por quase um século e chegou a ser visitada por Dom Pedro II.

O professor Luís Reznik, coordenador do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, afirma que o objetivo do Museu da Imigração é compartilhar conhecimento sobre experiências históricas da imigração brasileira, que é parte constitutiva da formação da sociedade. E, ao mesmo tempo, também criar sensibilidade para uma recepção empática e solidária com esses novos migrantes e imigrantes que vêm surgindo em nossos dias.

Na Uerj, o Laboratório de Estudos de Imigração tem como foco temáticas dessa natureza, o espaço que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados, principalmente, para questões migratórias, sob a coordenação das professoras Lená Medeiros e Érica Sarmiento.

Conheça mais sobre o Museu da Imigração da Ilha das Flores em miif.org.br/

E também sobre o trabalho do Laboratório de Estudos de Imigração em labimi.com.br