Uma iniciativa da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, em São Gonçalo, em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional retomou o projeto Colônia de Férias Futuros Cientistas. A Colônia que foi um sucesso e despertou o interesse de centenas de crianças das comunidades próximas ao campus em suas edições presenciais, agora será realizada virtualmente, com atividades apresentadas em vídeos editados e veiculados pela TV Uerj. A programação, desenvolvida por professores e estagiários do Departamento de Ciência da unidade, conta com experimentos científicos, contação de histórias, oficina de malabares, desenho passo a passo, e muito mais.
O novo formato da atividade precisou de adaptações e reformulações no modo de conduzir a programação, desta vez, com número de participantes reduzido a 30 crianças, a organização distribuiu, através de drive-thru, os “Kits do Cientista”, com diversos materiais que auxiliam os pequenos na hora de realizar as atividades em casa. Além disso os profissionais responsáveis pela Colônia participaram de treinamentos para gravação de vídeos, como foi o caso da oficina promovida por Félix Milesi, técnico audiovisual do CTE, que contribuiu para que o material entregue às crianças tivesse a qualidade necessária.
Segundo Hellen Beiral, coordenadora da Colônia, “Pensar em uma colônia de férias científica, de forma remota, para crianças de 7 a 10 anos, foi um desafio imenso para todos os envolvidos no projeto.” Embora a atividade seja online, os organizadores se mostraram preocupados em manter a interação entre professores, alunos e participantes, já que esse é um dos principais atrativos de uma colônia de férias. Após a estreia de cada atividade a criançada será convidada para um chat que tem como objetivo debater as atividades e esclarecer dúvidas. Beiral afirma que a equipe buscou agregar momentos de diversão com atividades que trazem conceitos científicos, a fim de não repetir o que eles já estão fazendo na escola.

As atividades começam no dia 26 de julho e irão até o dia 30, e os vídeos estarão disponíveis no Canal da Tv Uerj no Youtube para todos que se interessarem.