A Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj, também conhecida como UnATI, comemorou seus 29 anos de existência no dia 25 de Agosto.

A UnATI surgiu em 1993, como um programa gratuito destinado à população com idade mínima de 60 anos. De lá para cá, ela visa contribuir para melhorar a saúde física, mental e social dos idosos. Além disso, a Universidade busca ser um centro de ensino, debates, pesquisa e assistência voltados para o envelhecimento da população, formando especialistas nas áreas de Gerontogeriatria.

Segundo Angélica Guimarães, representante dos alunos da UnATI, os 29 anos de existência contribuíram para mudar os conceitos e a visão da sociedade sobre os idosos, e até mesmo a saúde dessa parte da população. Para ela, é perceptível a mudança de ânimo dos novos alunos em apenas um mês, se mostrando cheios de vida e com esperanças para o futuro.

Depois de um ano batalhando, a UnATI está, enfim, vendo a criação do Instituto do Envelhecimento Humano da Uerj. De acordo com a Angelica, isso irá proporcionar melhorias significativas no serviço da Universidade, através da chegada de novos cursos e a melhora da parte financeira. Além de proporcionar um avanço estrutural na UnATI, a criação do instituto irá contribuir para dar salário aos professores, que até agora fazem seu trabalho voluntariamente.

“Olha, o que nós esperamos é que venham novas chances, novos cursos, a parte financeira venha a nos melhorar, porque até agora os nossos professores, que dão aula pra nós, eles não recebem nada, dão aula por amor. Então a parte financeira ajuda a gente ter, às vezes, mais um som, mais cadeiras e ter mais professores.”

Em 2023, a Universidade Aberta da Terceira Idade celebra 30 anos. Para a comemoração, Angélica já demonstra estar preparada. Serão promovidos bailes, fóruns, palestras, missas e muitos outros eventos. Depois de uma grande festa nos 15 anos da UnATI, ela espera que as celebrações do ano que vem sejam triplicadas de tamanho em comparação a sua anterior.

“Nós estamos programando fóruns, palestras, um baile maravilhoso, aquele baile lindo com rosas, aquela missa bonita aqui na UERJ, nossos eventos, nosso teatrão já pode tá aberto pra receber público, trazer um artista… O que nós fizemos nos quinze anos, nós queremos fazer dobrado, triplicado para os trinta.”

A criação da UnATI ajudou a mudar a percepção da sociedade sobre o envelhecer, além de colaborar para a melhora da saúde física e mental dos idosos. Muitos conceitos sobre essa parte da população mudaram em 29 anos. O que se espera é que nos próximos 29 a UnATI seja ainda mais promissora e brilhante do que foi até aqui. 

Do Rio de Janeiro para Rádio Uerj, Yan Ney.