O debate “Memória e história como resistência: Paulo Freire nos acervos da UERJ” marca a participação do CTE na 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. A atividade acontecerá no dia 9 de junho, a partir das 16h, e será transmitida pelo canal da TV Uerj no Youtube, com a exibição de vídeo produzido a partir do acervo da Videoteca, seguida de debate sobre a importância do material conservado pelos arquivos para a produção de interpretações e constituição de narrativas que orientem o sentido público da pesquisa científica.

O mundo vive hoje um momento de excepcionalidade sanitária que, juntamente a outras variáveis, vem exigindo das instituições de ciência e pesquisa uma atuação ampliada no sentido de compreender para além das aparências midiáticas o valor dos intelectuais e suas ideias. Na área da Educação, Paulo Freire, que completaria cem anos em 2021, é um desses nomes que repercute o significado social e político do fazer ciência.

Em meio a uma disputa de sentidos no cenário nacional sobre a importância desse filósofo e educador, o Centro de Tecnologia Educacional (CTE/UERJ) revisita narrativas audiovisuais preservadas em seus arquivos sobre o homem, as ideias e o legado de Paulo Freire com o objetivo de refletir a importância da pesquisa arquivística na divulgação e (re)interpretação constante de ideias que têm o homem e sua autonomia como base de reflexão.

O encontro será mediado pela diretora do CTE, Sonia Wanderley, e contará com a participação de Jaime Antunes da Silva (IFCH/UERJ)e de Nilda Alves EDU/UERJ).

A 5ª Semana Nacional de Arquivos será realizada virtualmente entre os dias 7 e 11 de junho de 2021.
Link para a transmissão: www.youtube.com/tvuerjoficial