Histórico

Histórico 2017-10-18T00:35:34+00:00

O Centro de Tecnologia Educacional da Uerj foi criado em 1976, com a atribuição de administrar os auditórios e salas de recursos audiovisuais do recém-inaugurado campus universitário Francisco Negrão de Lima. Nesses locais, os técnicos do CTE operavam retroprojetores, monitores de TV, mesas de áudio, microfones e aparelhos de videocassete – tudo o que havia de tecnologia mais moderna, a serviço do ensino superior.

Mais tarde, o CTE passou a dedicar-se também à gravação em áudio e vídeo das atividades universitárias: aulas, visitas ilustres, congressos, homenagens, palestras e eventos culturais foram registrados ao longo dos anos, num processo de construção da memória institucional e cotidiana da Universidade. Assim, o CTE constituiu um acervo diversificado, à disposição para consulta da comunidade uerjiana e do público em geral por meio de sua Videoteca.

Ao longo da década de 1990, em paralelo ao trabalho de registro documental, o CTE ampliou sua atuação na área de produção de conteúdos em TV e vídeo, com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais técnicos, estudantes e professores. Diferentes materiais didáticos e programas foram criados, em parceria com as faculdades e institutos da Uerj.

A partir dos anos 2000, a administração dos auditórios e salas de recursos audiovisuais foi transferida para a prefeitura do campus. O CTE consolidou-se como setor especializado em vídeo e programas televisivos, veiculados tanto na TV aberta como a cabo, por meio do Canal Universitário do Rio de Janeiro (um pool de emissoras universitárias presente na grade de programação da Net Rio). A qualidade de sua produção foi reconhecida com a conquista de prêmios no Festival de Cinema e Vídeo de Gramado, em 2007 e 2008, e, mais recentemente, com o Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social em 2014 (Assista ao programa premiado).

Em 2005, buscando investir nas novas possibilidades abertas pela confluência dos campos da tecnologia e da educação, o CTE criou a Rádio Uerj – mais um canal para a divulgação das atividades universitárias. Alguns anos depois, seria a vez de a produção televisiva ganhar o ciberespaço: surgia a TV Uerj, estreando na internet em 2012.

Durante essa trajetória, o CTE ampliou suas atividades e as parcerias com os demais setores da Uerj, que hoje recorrem ao Centro para a transmissão on line de eventos; criação e produção de programas de rádio e TV, bem como vídeos diversos com caráter educativo, científico, institucional e de divulgação; elaboração de recursos didáticos com uso de novas tecnologias.