Você já se pegou chamando a atenção do seu filho por ele não comer determinado alimento? Ou insistindo para que ele não deixasse comida no prato?

Essas cenas são comuns no dia a dia de muitas famílias e, por isso, vale a pena refletir sobre alguns aspectos que envolvem a alimentação das nossas crianças.

Um primeiro ponto importante é reconhecer que a alimentação dos responsáveis, e da família como um todo, influencia diretamente a alimentação das crianças. Por isso, é bom ficar atento ao que se come e bebe em casa. Como vamos dizer às crianças que não devem beber refrigerante ou comer doces em excesso se nós mesmos exageramos e a geladeira está cheia deles?

Outro ponto fundamental é incluir as crianças na rotina alimentar da casa. Levá-las à feira para conhecer os alimentos, convidá-las a participar do preparo do almoço de domingo e reunir a família à mesa para uma refeição leve são momentos de descontração e brincadeira. E também são formas de incentivar a criação de uma relação saudável e afetuosa.