Para explicar os dados sobre o voto facultativo na terceira idade, as apresentadoras Diva Peres e Rosa Rinaldi entrevistam o professor José Eustáquio Diniz Alves. O convidado é professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, além de doutor em Demografia. O foco da conversa foi o aumento do percentual de voto do idoso, que já é superior ao dos jovens eleitores. O entrevistado comenta também sobre o aumento de 11,12% do eleitorado idoso, passando de 10,8 milhões para 12 milhões de 2014 para 2018. Além disso, foram discutidas as implicações do envelhecimento populacional brasileiro nas eleições. (T2- Ep2 – 24/09)