Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. Em um período de 8 décadas a expectativa de vida saiu de 45 para alcançar os 75 anos. Uma população mais velha representa novos desafios para o governo e para a sociedade, assunto abordado na comemoração dos 25 anos da UnATI/Uerj.

A Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj iniciou suas atividades em 25 de agosto de 1993 com o objetivo de melhorar dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas, utilizando as possibilidades existentes na Universidade. Destinado à população com idade mínima de 60 anos, as atividades propostas são inteiramente gratuitas e abrangem áreas que vão desde de geriatria e gerontologia até os campos sócio-cultural e educacional.