Há 55 anos, o golpe civil-militar de 1964 instaurou no país uma ditadura que deixou marcas profundas na sociedade brasileira, até os dias de hoje. As universidades e o meio científico também foram atingidos, inclusive a Uerj: além de censura e perseguições, o aluno de Medicina Luiz Paulo da Cruz Nunes foi morto pela polícia durante protesto estudantil em frente ao então Hospital das Clínicas, atual Hospital Universitário Pedro Ernesto, em 22/10/68.

Promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE), o evento “Memória e arquivos universitários: a ditadura militar nos acervos da Uerj” compõe-se de duas atividades, com o objetivo de abordar os 21 anos de exceção, seu impacto no ambiente universitário e as atuais disputas narrativas envolvendo esse passado recente.

No dia 6 de junho, haverá exibição de vídeos de arquivo sobre a ditadura, pertencentes à coleção da Videoteca do CTE, seguida de debate com os professores Chico Alencar (Universidade da Cidadania/UFRJ); Inez Stampa (Arquivo Nacional/Memórias Reveladas e PUC-RJ); Lená Medeiros de Menezes (Uerj) e Sonia Wanderley (Uerj). Além disso, durante a semana de 3 a 7 de junho, uma mostra audiovisual com fotos e imagens do acervo do Núcleo de Memória, Informação e Documentação da Universidade (MID/Rede Sirius) ocupará a TV situada no hall dos elevadores, no térreo do campus Maracanã.

O evento “Memória e arquivos universitários: a ditadura militar nos acervos da Uerj” conta com a parceria da Rede Sirius e marca a participação da Universidade na 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, bem como os 25 anos da Videoteca do CTE.
Serão fornecidos certificados aos participantes.

“Memória e arquivos universitários: a ditadura militar nos acervos da Uerj”

06/06/19 – 18h – sala 10.044 F – 10º andar
Exibição de vídeos e debate
Convidados:
Chico Alencar (Universidade da Cidadania/UFRJ)
Inez Stampa (Arquivo Nacional/Memórias Reveladas e PUC-RJ)
Lená Medeiros de Menezes (Uerj)
Sonia Wanderley (Uerj).

03 a 07/06/19 – 9h às 19h – Mostra audiovisual