Uerj dá Samba estreia trazendo entrevistas com os principais carnavalescos do Rio de Janeiro.

O mais novo programa da Rádio Uerj, que começa a ser transmitido no dia 22 de outubro, traz o carnaval para os estúdios. Uerj dá Samba é apresentado por Luiz Ricardo Leitão, professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e coordenador do Acervo do Samba.

A primeira temporada reúne entrevistas com os carnavalescos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O programa apresenta um resumo do enredo a ser desenvolvido pela agremiação na Passarela do Samba, além do perfil do carnavalesco convidado. Entre os nomes já entrevistados: Rosa Magalhães, da Portela; Edson Pereira, da Vila Isabel; Severo Luzardo, da União da Ilha; Paulo Menezes, do Império Serrano; Jorge Silveira, da São Clemente; e muitos outros. A série é transmitida ao longo da programação.

O Uerj dá Samba é mais um dos novos programas da Rádio Uerj, que, recentemente, incluiu outras três produções a sua programação: Transparência e Cidadania, LetrasPretas e TechNoite.

Novos conteúdos na programação

Transparência e Cidadania é apresentado pelo professor da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj, Manoel Marcondes Neto, graduado em Relações Públicas, doutor em Ciências da Comunicação, pós-doutor em Cultura e Territorialidades e especialista de Marketing e Comunicação. O programa explica a transparência de modo claro e prático. Os entrevistados convidados são de diversas áreas do conhecimento como Filosofia, Administração, Psicologia Social, Ciências Contábeis, etc. Essa variedade contribui para que o debate sobre Transparência considere diferentes pontos de vista. Por ser um tema muito falado, apesar de pouco aprofundado, o programa começa com a ideia de melhor esclarecer o significado do termo.

Para falar sobre literatura e produções de autoras negras, o blog LetrasPretas, vinculado ao projeto Leituras Críticas de Autoras Negras Contemporâneas (Proiniciar/Caiac-Uerj), vem ao ar em forma de áudio. A Rádio Uerj abre espaço para um programa que incentiva a leitura e análise crítica de produções literárias, textuais e artísticas da autoria de mulheres negras. O programa é apresentado por Henrique Marques Samyn, professor do Instituto de Letras da Uerj, doutor em Literatura Comparada, bacharel em Filosofia, mestre em Psicologia Social e em Filosofia Moderna e Contemporânea. Junto a Samyn, estão as coordenadoras do LetrasPretas, Verônica Silva e Larissa França, ambas estudantes de Letras na Uerj. A cada episódio, é possível descobrir a história de uma autora, suas principais obras e o contexto por trás de suas produções.

Já o programa Technoite é especial para quem já curte ou quer conhecer o mundo da música eletrônica. Chuck Gouvea, membro da equipe do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE), é quem apresenta a história dos artistas e suas produções.

Acompanhe os novos programas:

Uerj dá Samba
O abre-alas do nosso carnaval.
Entrevistas curtas, transmitidas ao longo do dia, sobre o mundo das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.


Transparência e Cidadania
Reflexões sobre os diversos aspectos da ética e da confiança pública.
Quinzenalmente, horário inédito: Segunda-feira, às 14h10.


LetrasPretas
Cultura, política e literatura em diálogo com a obra e o pensamento de mulheres negras.
Quinzenalmente, horário inédito: Segunda-feira, às 10h30.


Technoite
O mundo da música eletrônica em som e informação.
Quinzenalmente, horário inédito: Quinta-feira, às 22h.