Rennato Cinelli e os Unicórnios Leguminosos abrem o show

O Teatro Odylo Costa, filho será palco, no dia 26 de setembro, às 18h, do show de premiação do 1º Festival Pelas Bandas da Uerj, com entrada franca. A abertura do evento fica por conta da banda Rennato Cinelli e os Unicórnios Leguminosos, grande vencedora do concurso. Na sequência, os convidados especiais do cenário musical independente: Manoel Magalhães, Alan James e Djangos.

O Festival contou com 70 inscritos, sendo 51 bandas e 19 artistas solo, provenientes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Alagoas. Desse total, a Comissão Julgadora selecionou 13 finalistas, que passaram pela votação do público via internet. A banda vencedora recebeu 4.752 votos.

A ideia de criar um festival de música autoral e independente surgiu como uma consequência natural do programa Pelas Bandas da Uerj, veiculado pela Rádio Uerj. Tanto o festival como o programa buscam incentivar a cultura musical no ambiente universitário, evidenciando e valorizando novos talentos. O Festival Pelas Bandas da Uerj é uma iniciativa do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE/SR-3).

Sobre os artistas:

Rennato Cinelli e os Unicórnios Leguminosos – é uma banda pop performática formada por Rennato Cinelli, Kissa Melo (Camila Melo), Luisa Cuns, Wesley Cabral, Rubens Farias, Yuri Mendes, João Dabul, Beatriz Casarotto e Jorge Magalhães. O grupo propõe a integração entre as linguagens cênica e musical e proporciona uma experiência artística original e híbrida. Esteticamente, as músicas têm elementos do humor da tropicália e de bandas icônicas do cenário brasileiro como: Mamonas Assassinas, Blitz, Clarice Falcão, Banda Uó e Zéu Brito.

Manoel Magalhães – considerado como uma das revelações da MPB, seu recente álbum “Consertos em geral”, integrou diversas listas dos melhores lançamentos de 2018, como a da revista Rolling Stone. Manoel fundou bandas como Polar, em 2005, e Harmada, em 2010, além de ter sido guitarrista e um dos compositores do grupo Columbia (2005-06). Já tocou em grandes festivais, abriu shows de artistas internacionais e compôs trilhas sonoras para cinema e televisão.

Alan James – conhecido músico no cenário do rock no Rio de Janeiro por ter participado interessantes projetos, como o duo Geminianos e Wagner José e seu Bando, o multi-instrumentista segue em carreira solo com o recente álbum “Despertar”.

Djangos – a experiente banda de rock alternativo do Rio de Janeiro é integrada por Marco Homobono (vocal e guitarra), João Aquino (bateria) e Lyle Diniz (baixo). A banda, que se chamava “Corações e Mentes” mudou o nome para “Camundjangos” e, finalmente, “Djangos”, faz uma saborosa mistura de rock com reggae.