A Sub-Reitoria de Extensão e Cultura é responsável pelos projetos extensionistas da Uerj e que contribuem para a formação dos estudantes, para a difusão e popularização da produção acadêmica, para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social loco-regional.

Mesmo com a grave pela qual passa, as atividades culturais da Universidade continuam e propiciam vivências que acrescentam valores à formação profissional.  A extensão e a cultura contemplam a diversidade científica, tecnológica e cultural propiciando o diálogo de saberes e de opiniões, democratizando o acesso aos espaços, equipamentos e bens da Uerj, aproximando-a de outros movimentos, instituições e espaços sociais.