Sinopse: O vídeo mostra a participação das mulheres no carnaval, destacando a história das baianas, consideradas o marco do nascimento do samba além de sua influência nos desfiles carnavalescos. Apresenta também a exposição “Guerreiras Cariocas” que ocorreu na Galeria Gustavo Schnoor da Uerj e traz a história do bloco “Vem ni mim que sou facinha”, recontada em livro lançado pelas criadoras do bloco.

Edição: 237, Série: 3
Ano: 2011

Tags:  Mulher, Escola de Samba, Música, Carnaval, Tia Ciata, Baiana, Pequena África, Candomblé, Luiz Felipe Ferreira, José Maurício Tavares, Sidney Rocha, Denise Barreto, Carnaval de Rua, Carioca, Malandragem Facinha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Memória Uerj, Videoteca Uerj, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária, Núcleo de Memória Audiovisual.