Sinopse: Apresenta avanços e feitos conseguidos pelas mulheres no século XX. Traz entrevistas com personalidades abordando as diversas conquistas pelas lutas, desde o direito ao voto até a busca de igualdade no mercado de trabalho, e o muito ainda a caminhar para a continuidade da emancipação feminina na época. Enfoca ainda Nilcea Freire, primeira reitora da Uerj.

Edição: 33, Série: 2
Ano: 1999

Tags:  Mulher, Regina Navarro Lins, Direitos, Feminismo, Feminino, Mercado de Trabalho, Sexualidade, Direito ao Voto, Sufrágio, Almerinda Gama, Pílula Anticoncepcional, Sistema Patriarcal, Sociedade, Leila Diniz, Eli Diniz, Paulo José, Liberdade, Preconceito, Cinema, Revolução, Opressão, Elisa Lucinda, Luta, Respeito, Domingos de Oliveira, Independência, Nilcea Freire, Tabu, Reitora, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Memória Uerj, Videoteca Uerj, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária, Núcleo de Memória Audiovisual.