Sinopse: Homenagem à engenheira Carmen Portinho por sua atuação na implantação da ESDI e, dentre outras realizações, a revitalização do MAM. Com depoimentos de personalidades exaltando seu incentivo a arte e seu trabalho na luta pela emancipação da mulher.

Edição 57, série 2
Ano: 2000

Tags: Carmen Portinho, Engenheira Civil, Feminista, Professora, Urbanista, Brasil, História, Rio de Janeiro, Direito da Mulher, Ativista, Habitação Popular, Museu de Arte Moderna, MAM, Fayga Ostrower, Antônio Celso, Ivo Barbieri, Nilcéa Freire, Francisco Portinho, Maria Carmen Portinho, Aterro do Flamengo, Pedregulho, Alfredo Britto, ESDI, Pedro Luis Pereira de Souza, Escola Superior de Desenho Industrial, Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Memória Uerj, Programa Campus, Videoteca Uerj, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária.