A Uerj em parceria com pesquisadores de diversas instituições estaduais e federais iniciou um estudo sobre o vazamento de petróleo, nos últimos 20 anos, nos ecossistemas terrestres e aquáticos no Rio de Janeiro, estado responsável por 78% da produção total do óleo mineral no país.

O objetivo do projeto é a partir da avaliação, traçar protocolos preventivos a qualquer dano ou impacto ambiental causado pelo derramamento petrolífero, desenvolvendo assim, um Plano de Contingência Estadual. Ao todo, a pesquisa conta com 300 profissionais de uma ampla frente formada por diversas universidades como UFF, UFRJ, Unirio e Instituições de pesquisa da Marinha.

O projeto também contará com a contribuição de estudantes, acrescentando em muito para a formação acadêmica. Cientistas preveem que o estudo amenizará prejuízos já causados previamente para a pesca e turismo e que trará impactos positivos para a fauna e flora marinhas por um longo período.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Carolina Medon