O grupo Ah!Banda, formado por estudantes e membros da comunidade do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp/Uerj, está completando 20 anos de existência neste ano de 2023.  Oriundo do projeto de extensão “Juventude, prática musical e expressão: Vivendo e criando música com jovens”, o grupo musical promove a integração de seus participantes e a dedicação à pesquisa da cultura musical, conforme ressalta a professora Ilana Linhares, coordenadora do projeto.

“E são vinte anos de muita parceria, se o trabalho existe há vinte anos é porque todos os integrantes que estiveram nele se integraram e se entregaram a todos os pressupostos que regem um projeto de extensão”, explicou a professora.

O processo de definição das linhas de pesquisa e atuação do projeto e do grupo Ah!Banda ocorre inicialmente com a etapa de pesquisas.  A coordenadora e os integrantes se reúnem a cada um ou dois anos para escolher os temas a serem pesquisados, e estes podem ser a obra de um compositor, um gênero musical ou a expressão da música de uma determinada época. A partir dessas escolhas, se inicia a orientação metodológica para que os pesquisadores sigam as linhas definidas. A professora Ilana Linhares explica esse processo.

“Eu como coordenadora, dou uma orientação metodológica de pesquisa, como que a gente vai fazer essa pesquisa, que pode ser baseada num livro que a gente lê, que pode uma investigação de algum país, mas a gente precisa percorrer todos os aspectos que envolvem o tema que está sendo investigado”, falou Ilana.

Após toda a parte de pesquisa, chega o momento de definir o repertório da Ah!Banda. E após esse trabalho realizado é construído e formatado o caderno de estudos, que possui os registros das pesquisas e seminários e o show que revela o repertório que possui relação com o tema pesquisado. Ilana Linhares destaca de que forma ocorre a finalização desse processo de construção do grupo.

“E aí todo tema dá origem a duas grandes produções, uma é o caderno de estudos e um show que revela o repertório relacionado com o tema pesquisado”, disse Ilana.

Ao todo, mais de 80 membros já passaram pela Ah!Banda nesses 20 anos de existência do grupo.  Além dos processos de pesquisa e produção, os participantes do projeto também atuam na prática, aprendendo teoria musical e a tocar instrumentos. André Lydia, integrante do grupo, ressalta a importância de todo este processo que une produção de conhecimento, teoria e prática.

“Porque na banda todo mundo que toca, também pesquisa e faz parte do processo de pesquisa e descoberta”,  acrescentou André.

As comemorações dos 20 anos do grupo Ah!Banda tiveram início com dois eventos. O primeiro foi a inauguração de uma exposição que conta a história do projeto, e que está aberta para a visitação entre os dias 09 e 30 de maio, das 10 às 15 horas, no Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do Centro Cultural do CAp/Uerj. E o segundo foi a realização de um show no dia 17/05, no Teatro Odylo Costa, filho, Campus Maracanã da universidade, evento que foi promovido pela Divisão de Teatro da Uerj.  Outras atividades estão previstas para comemorar os 20 anos da Ah!Banda. O lançamento de um DVD, que deve ocorrer na próxima edição do evento Uerj Sem Muros, e de um documentário contando a trajetória da banda e acompanhando a montagem dos shows da mesma.

Com colaboração de Diedro Barros, Mateus Marques para a Rádio Uerj.