Campeão de audiência em sua temporada de estreia, o programa Clássicos para Todos, uma parceria da Rádio Uerj com a Escola de Música do Colégio Pedro II, recebeu uma justa homenagem do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj pelo 1º lugar de nossa programação conquistado no ano de 2020 e celebrado presencialmente agora por conta da pandemia de Covid-19.
No dia 8 de dezembro a equipe da Rádio Uerj foi até o campus Realengo do Colégio Pedro II para a entrega da placa honorífica comemorativa, que foi instalada na Escola de Música. Na ocasião, alunos e ex-alunos da instituição realizaram apresentações musicais para celebrar a conquista do programa. Estiveram presentes o Diretor Geral do Campus Realengo, Marcus Vinicius Costa, o diretor pedagógico da unidade, Rogério Mendes e a coordenadora pedagógica da Escola de Música, Solange Abreu, além de pais e professores do Pedro II.

Para o diretor Marcus Costa, o evento mostrou a importância da aproximação entre a Uerj e o Colégio, não apenas para as instituições, mas para as áreas da ciência e da educação. “É muito importante no caso da Educação Básica, justamente, essa aproximação entre a universidade e a escola. Nós compreendemos que no momento em que vivemos, que dúvidas surgem em função da ciência, nada mais importante que a academia estar bem próxima à base e oportunizar esses tipos de parcerias e trabalhos.”

Já para a coordenadora Solange Abreu, a oportunidade celebrou o sucesso de um programa que vai além do campus da instituição. “Estamos muito felizes por podermos ultrapassar as fronteiras, os muros, do colégio e atingir a outros públicos, levar esse conhecimento musical sobre os artistas, as obras de compositores e compositoras importantes da nossa música. Nós estamos muito felizes, espero que essa parceria se estenda, não só nesse momento mas em outros momentos também. Isso demonstra a excelência do nosso corpo docente, que é realmente maravilhoso.”

Idealizador e apresentador do programa, o professor Renato Simões falou com a nossa equipe sobre a satisfação com a parceira e a experiência de fazer um programa para o rádio: “A gente como professor não deixa de ser um comunicador, não deixa de estar ali falando o tempo todo, mas trabalhar na Rádio é sempre uma experiência nova. Então eu tive todo um amparo para que a locução ficasse perfeita, uma fala limpa, uma entonação de acordo com o perfil da Rádio, então foi muito bom trabalhar, a equipe é realmente fantástica e está sendo uma alegria ver esse programa sendo projetado cada vez mais.”

Para os ouvintes já ansiosos pela próxima temporada do Clássicos para Todos, Simões adiantou que abordará a trajetória e o trabalho de grandes músicos da América, que por muitas vezes acabam sendo esquecidos pela grande mídia.

Confira todos os episódios do Clássicos para todos em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.