A Uerj acaba de firmar um termo de cooperação técnica com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O convênio tem por objetivo a patrimonialização e a preservação do acervo audiovisual do Núcleo de Memória do CTE, por meio de processos de consultoria técnica voltados à definição de fluxos de trabalho e infraestrutura, catalogação, indexação e digitalização das coleções em suportes videomagnéticos.

O termo inclui ainda a capacitação profissional da equipe e a eventual recuperação de equipamentos, tendo em vista a disponibilidade do espaço do CTE e da Central Técnica da Cinemateca do MAM.

O Gerente da Cinemateca, Hernani Heffner, destaca a importância da parceria firmada: “Isso significa, de um lado, trazer a expertise da Cinemateca do MAM na conservação, tratamento e digitalização de acervos audiovisuais e, de outro lado, criar uma cultura de conservação dentro da Uerj. Porque tem vários departamentos na universidade que têm acervos audiovisuais, a Uerj  já tem uma trajetória de mais de meio século, e isso significa manter viva a memória, manter viva a história e disponibilizar isso para as novas gerações, inclusive para os novos alunos da universidade.”

A assinatura foi formalizada no dia 1º de fevereiro, nas instalações do Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA) da Uerj.