Equipe do Centro de Tecnologia Educacional prepara estúdio aberto da TV Uerj no térreo.

A Uerj sem Muros é um evento anual promovido pelas Sub-reitorias da Universidade, com atividades nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. O Centro de Tecnologia Educacional (CTE) marcou presença na 28ª edição, realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, com apresentação de pôsteres e a promoção de oficinas de rádio e TV.

Foram mais de três mil projetos apresentados na Uerj Sem Muros 2018, durante a Mostra de Extensão, as Semanas de Iniciação Científica e de Graduação. Quem passou nos corredores da Universidade pôde conhecer iniciativas do CTE descritas em pôsteres, como: TV Uerj Explica, Repórter Ciência, Programa Campus, TV Uerj, Videoteca Cidadania e Direitos Humanos, Banco de Imagens, Memória Uerj em Vídeo – Imagens em Movimento, Rádio Uerj e Idoso em Foco.

No hall dos elevadores, o CTE montou um estúdio aberto ao público: a TV Uerj levou um tecido de chroma key e um teleprompter (ou TP, equipamento para leitura de texto acoplado a uma câmera de vídeo para a realização da oficina “Apresentador por um dia”. Já a Rádio Uerj convocou duas estrelas do seu casting, Kléber Pereira e Ricardo Benevides, que dividiram com a plateia a gravação dos programas “Conteúdo Concreto” e “Pelas Bandas da Uerj”.

Estudante na oficina “Apresentador por um dia”.

Muitos participantes ficaram nervosos e um pouco tímidos, mas também animados com a oportunidade, como destacou a jovem Mayara Dutra. Tinha muita curiosidade em saber como era ler e falar em frente a uma câmera, pensei que seria complicado. No final foi bem tranquilo”, disse.

Vera Gomes, que se identificou como futura frequentadora da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) também participou da oficina. A idosa adorou a experiência e se surpreendeu muito, já que é formada em comunicação mas nunca tinha vivido algo parecido.

O aluno do curso de Ciência da Computação da Uerj, Davi Nunes, um dos participantes do Programa Conteúdo Concreto, contou que a vivência foi muito produtiva porque, durante o programa da Rádio Uerj, pode conversar sobre a Universidade, trocar experiências e perceber que existem mais pessoas passando pelas dificuldades.

Gravação no estúdio aberto da Rádio Uerj.

Kleber Pereira, âncora do programa, considerou ótima a iniciativa do CTE em integrar a programação da Uerj Sem Muros com os trabalhos realizados pela TV e a Rádio Uerj. “Esses dois veículos são muito relevantes. O bom das atividades também foi poder mostrar ao público como a Universidade trabalha bem”, finalizou.