A participação do Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj (NuMA) na 6ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, na última quinta-feira, 9 de junho, teve  um tempero especial já que marcou a reinauguração do espaço, fechado há dois anos em razão da pandemia de covid-19.

Com o título “Educação, memória e acervos: as experiências da Uerj”, o evento foi aberto com a exibição do documentário  “Memória e Movimento”, seguido de debate sobre a importância da preservação da memória em instituições públicas. Participaram do debate mediado pela Diretora do CTE, Sonia Wanderley, as bibliotecárias Danielle Ribeiro (Centro de Tecnologia Educacional – CTE/UERJ) e Luciana de Avellar (Núcleo De Memória, Informação e Documentação – MID/Rede Sirius/UERJ), e a professora Andrea Fernandes (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ).

O Núcleo de Memória Audiovisual é um espaço aberto à comunidade para disseminar o conhecimento em vídeo, bem como local de preservação da memória Uerj. Seu acervo compõe-se de programas de TV produzidos pelo CTE, imagens históricas da Universidade, registros das atividades e personalidades universitárias ao longo dos anos, além de documentários, vídeos didáticos e científicos produzidos por outras unidades acadêmicas e administrativas, bem como por outras instituições de ensino, pesquisa e cultura.

Com o conceito de biblioteca-parque, o espaço conta ainda com instalações como: cabines individuais para visualização do acervo, mesas de estudo, sala de projeção e espaço de exposições. A sala de projeção poderá ser solicitada por docentes e técnicos para atividades universitárias como: mostras; sessões especiais; exibições seguidas de debates; etc.

Veja os serviços disponíveis no NuMa aqui .

Núcleo de Memória Audiovisual

Visitação e consulta ao acervo:

Bloco C – 2º andar (Ao lado do Núcleo MID/Rede Sirius)

Horário de funcionamento: 10h às 16h

Telefone: (21) 2334- 1105