Uerj recebe Lula e Dilma em evento internacional sobre os desafios da luta pela democracia

Reitor Ricardo Lodi anuncia que deixará cargo

A Uerj foi palco do encontro internacional “Democracia e igualdade para um novo modelo solidário de desenvolvimento” que recebeu os ex-presidentes do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, nos dias 29 e 30 de março. O evento, que aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho e na Concha Acústica Marielle Franco, trouxe reflexões e debates sobre democracia, desigualdade social e direitos humanos. Durante o encerramento, o reitor Ricardo Lodi anunciou que deixará o cargo, após 2 anos e 3 meses de mandato, para se dedicar a um projeto mais amplo de resgate da democracia, da justiça social e das políticas educacionais.

O encontro contou com a presença de outros ex-chefes de estado da América Latina e da Europa como o ex-presidente espanhol, José Luís Zapatero, o ex-presidente colombiano, Ernesto Samper, além de ter recebido a atual vice-presidenta espanhola, Yolanda Diaz, dentre outros ex-chefes executivos. 

Para Lodi, a realização do encontro teve uma importância fundamental no contexto pós pandemia atrelado ao momento atual em que, segundo ele, os valores democráticos estão em risco mas que não irão calar a voz da Uerj.

O encontro internacional foi uma parceria da Uerj com o Grupo de Puebla.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Aline Daflon.