O Centro de Tecnologia Educacional, seguindo sua vocação, tem investido mais fortemente na produção de vídeos e outros conteúdos educativosRecentemente, foram fechadas duas novas parcerias com o objetivo de disponibilizar videoaulas para para projetos em educação a distância. 

Uma delas foi com o Clacso – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais –, que formulou o curso Desenvolvimento e Educação: estratégias de soberania e justiça social.   

 “O dialógo com a equipe do CTE foi de aprendizagem mútua, com uma sintonia muito grande. Por isso, a nossa vontade de ampliar esse trabalho em conjunto, conseguindo financiamento para novos projetos”, conta o professor da Uerj e coordenador do Clacso, Gaudêncio Frigotto 

A segunda parceria estabelecida pelo CTE  foi voltada ao curso de Especialização em Cultura e Educação, promovido pela Flacso – Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. 

Gravação de uma das videoaulas – Clacso.

As duas atividades serão oferecidas pela internet e foram acompanhadas de perto pelos profissionais do CTE, em todas as etapas: desde a orientação pedagógica para a elaboração de roteiros adequados à linguagem do audiovisual, passando pelo suporte técnico durante as gravações das aulas, em seu estúdio de TV, até a edição e pós-produção do material.  

“O audiovisual tem uma importância grande não só na vida social e cultural, mas também no campo educacional, sendo um recurso muito utilizado como apoio no ensino presencial, além do ensino a distância. Dessa forma, o CTE mostra a sua importância ao apoiar professores da universidade em seus projetos de produção de material educacional de qualidade”, afirma Michele Avelar, coordenadora pedagógica do CTE.  

Mas nem só de imagem vivem os materiais educativos. Além do estúdio de TV, o Centro de Tecnologia Educacional dispõe também de modernas instalações de rádio, onde podem ser gravados conteúdos em mídia de transmissão de áudio, o podcast. 

Para solicitar uma parceria e elaborar materiais didáticos e instrucionais, envie um e-mail para cte.uerj@gmail.com.